[1] Josué, filho de Nun, de Setim, enviou, secretamente, dois homens para inspecionar a cidade: ˝Vão e vejam a terra de Jericó˝. Eles foram e entraram na casa de uma prostituta chamada Raab e pernoitaram ali. [2] Informaram ao rei de Jericó: ˝Eis que homens dos filhos de Israel vieram, esta noite, para examinar atentamente a terra˝.
[3] O rei de Jericó mandou dizer a Raab: ˝Faça sair os homens que vieram a ti – que entraram na tua casa – pois foi para examinar atentamente toda a terra que eles vieram˝. [4] A mulher pegou os dois homens, os escondeu e disse: ˝Sim, eles vieram a mim, mas eu não sabia de onde eles eram. E, como a porta da cidade estava para se fechar, à noite, os homens saíram, e eu não sei para onde foram. Persiga-os rapidamente e vocês vão alcançá-los˝. [6] E ela os fez subir no terraço e os escondeu entre os feixes de linho, por ela arrumados, em cima do terraço. [7] E os homens saíram em perseguição a eles pelo caminho dos desfiladeiros do Jordão, e fecharam a porta depois que saíram.
Pácto com Raab - [8] Antes que eles dormissem, ela foi até eles no terraço [9] e disse para eles: ˝Sei por que Javé deu a vocês esta terra, e que um grande medo caiu sobre nós. E todos os habitantes da terra estão com medo de vocês. [10] Pois soubemos como Javé secou as águas do mar de Juncos, diante de vocês, quando saíram do Egito, e o que vocês fizeram a Seon e Og, reis dos amorreus, que estão do outro lado do Jordão, que vocês exterminaram. [11] Soubemos e o nosso coração ficou desanimado e ninguém mais se animou, por causa de vocês. Porque Javé, seu Deus, é Deus, tanto lá em cima nos céus, como cá em baixo na terra. [12] E, agora, jurai-me por Javé, pois tive compaixão de vocês e vocês também deverão ter compaixão com a casa de meu pai. E vocês vão me dar um sinal verdadeiro: [13] voces vão deixar viver meu pai, minha mãe, meus irmãos e minhas irmãs, assim como tudo o que pertence a eles, e ainda preservarão nossas vidas da morte˝. [14] Os homens disseram para ela: ˝que nossa vida seja entregue no lugar da sua vida, se não denunciar nossa missão. E quando Javé der para nós esta terra, vamos ter misericórdia e lealdade com você. [15] Ela fez os homens descerem, por uma corda, pela janela, pois a casa onde ela morava, ficava na muralha. [16] Ela disse para eles: ˝Vão para a montanha para que não sejam encontrados por seus perseguidores. Escondam-se lá, por três dias, até voltarem os perseguidores, e depois sigam o seu caminho˝. [17] Os homens responderam: ˝Nós ficaremos livres deste compromisso com você, [18] se quando entrarmos na terra você tiver amarrado uma corda vermelha na janela, pela qual você nos fez descer. Então você reunirá com você, em sua casa, seu pai, sua mãe, seus irmãos e toda a família de seu pai. [19] Portanto, todo aquele sair de sua casa, será responsável pelo seu sangue derramado sobre sua cabeça e nós seremos inocentes, mas todo aquele que estiver com você na sua casa, o sangue dele cairá sobre nossas cabeças, caso alguém ponha a mão sobre ele. [20] E caso você denuncie tudo isto que falamos, estaremos livres do compromisso que fizemos com você˝. [21] Ela disse: ˝Que assim seja, de acordo com a palavra de vocês˝. Ela se despediu deles e eles partiram. Ela amarrou o cordão vermelho na janela. [22] Eles partiram e chegaram à montanha, e lá permaneceram três dias, até retornarem os perseguidores. Os perseguidores perguntaram por eles por todo o caminho, mas não os encontraram. [23] Os dois homens retornaram e desceram da montanha, atravessaram o Jordão e foram até Josué, filho de Nun, e contaram para ele tudo aquilo que havia acontecido com eles. [24] Disseram para Josué: ˝Javé, realmente, põe, em nossas mãos, toda esta terra e seus habitantes sentem medo diante de nós˝.
留言